quinta-feira, 13 de dezembro de 2012



A cor é um indicador de vitaminas e
antioxidantes potentes em frutas e legumes

 

 

Nesta época do ano podemos e devemos abusar de frutas e legumes de cores vibrantes.

Vamos falar de frutas de cor roxa. A amora silvestre, o figo e a uva.

Quem não gosta de figos ou de frutos silvestres como as amoras. Nada melhor do que ir ao campo e apanhar amoras fresquinhas e deliciosas, podem ser congeladas, transformadas em compota e fazer parte de uma sobremesa ou sumo delicioso ao longo do ano.

As amoras são ricas em fósforo, potássio, cálcio, vitamina A, B e C, com propriedades antioxidantes potentes, tem propriedades depurativas, digestivas e refrescantes.

Faz parte da lista dos alimentos anticancerígenos pelo seu teor de ácido elágico. É um bom tónico muscular para a prática desportiva pelo elevado valor de potássio. E as folhas secas podem ser utilizadas em chá como anti-diarreico.

As amoras silvestres nativas da flora portuguesa têm um efeito neuroprotector superior as  variedades disponíveis comercialmente, revela um estudo realizado pelo laboratório da Biologia da Doença e do Stress do ITQB/IBET, em colaboração com o James Hutton Institute, no Reino Unido

http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=53444&op=all

Os figos, roxos ou verdes são uma delicia, muito nutritivos, usados já pelos atletas gregos antes e depois da competição, tanto frescos como secos. Frescos têm menos calorias do que secos, com cerca de 74 calorias por 100 gr, três vezes menos que secos. Possui cerca de 3% de fibra solúvel (uma ajuda em caso de obstipação e reforça a flora intestinal). O figo é também rico em potássio, magnésio e cálcio e vitamina B1, B5. Pode combinar um figo com uma bela salada de rúcula e queijo chevre, e temperar com vinagre balsâmico uma verdadeira delícia.

E as uvas, acabadas de colher, com bagos mais pequenos do que as que compramos normalmente na frutaria mas uma verdadeira delícia. Quem se lembra das vendimas e do regenerante sumo de uva, acabado de pisar no lagar. A sua composição é de 80% de água e os restantes 20% tem nutrientes valiosos. As uvas são ricas em açúcar de fácil assimilação. A fibra encontra-se maioritariamente na casca que deve ser ingerida (lavar bem as uvas antes de as consumir). Tem uma pequena dose de minerais e vitaminas mas é rica em antioxidantes que ajudam o organismo a combater doenças como o cancro, problemas cardiovasculares e doenças degenerativas. As uvas dão um toque fresco ao muesli e ao iogurte.

 

Todos estes frutos são excelentes para fazer sumos, batidos e pequenos lanches. Vamos aproveitar esta época para nos abastecer de vitaminas e antioxidantes, a fruta muitas vezes esquecida é substituída por sobremesas calóricas, a maioria compra sempre a mesma fruta por comodismo e perde as dádivas da fruta da época.

Sugestão:
 
 

- Muesli caseiro sem açúcar com frutos secos e ou fruta fresca, (flocos de aveia, nozes, sementes de girassol e linhaça, pevides de abóbora, uvas, kiwi…)

- Bruschetta com queijo de cabra rúcula e figo

- Salada de rúcula, figo e queijo Feta com vinagra balsâmico (ou a gosto)

- Gelado caseiro de amora, ou calda de amora caseiro

- Batido de amora e iogurte natural

- Sumo de uva (com sementes)

Bom apetite!!

 

Aldina Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário